A criação da rádio na escola vem contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado em cada unidade escolar. Tudo isso pode ser evidenciado através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores, mostrando a interdisciplinaridade inerente ao Projeto
A experiência com projetos envolvendo o rádio já é realidade em muitas escolas por todo Brasil. Existem projetos que acontecem a todo vapor, outros, deixam a desejar, ficam parados, pois sem pessoas efetivamente comprometidas não há como levar o projeto a diante, uma vez que a participação de toda a comunidade escolar é a chave do sucesso de qualquer projeto. Além disso, em alguns casos, há altos investimentos com equipamentos e capacitação de professores e alunos. Se não haver coordenação na prática de execução, não faz sentido.
Segundo um artigo publicado na revista Pátio, muitas escolas recebem os equipamentos mas não operam corretamente, apenas uma minoria usam o rádio para articular comunicação com educação, nas demais, ele serve apenas de equipamento de som em eventos.
É notável que falta um pouco de iniciativa, boa vontade de todos os envolvidos no processo educativo, até mesmo por desconhecer a importância do rádio na educação. Uma idéia seria fazer com que as equipes com mais experiência nessa área, possam atuar como multiplicadores, trabalhando com professores e estudantes, incentivando-os a dar andamento ao projeto. Nesse sentido, a participação dos diretores como co-responsáveis seria fundamental.
São vários os projetos pedagógicos com o uso do rádio que funcionam bem. Existem muitas escolas que fazem acontecer. É interessante que tudo pode ser improvisado. O estúdio pode ser uma sala pequena, colocando caixas de ovos coloridas nas paredes para melhorar a acústica, microfones, caixa de som e a rádio está formada. È só organizar a equipe para fazer a rádio funcionar.
Os ganhos pedagógicos são muitos. Além de despertar o interesse dos alunos acerca da comunicação, pode também apresentar temas transversais, como por exemplo: o lixo, drogas, sexualidade e outros. São várias opções. Os formatos dos programas apresentados podem ser diversos: novela, comédia, músicas, teatro, o que acontece na escola e na comunidade, o que os alunos escrevem, leitura de cartas e até propagandas.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário