
A introdução digital nas escolas é um desafio que todos na escola devem abraçar, pois a utilização das tecnologias de informação e comunicação cresce a cada dia. Os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e, junto as novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a internet. Tudo isso, provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas. Assim, temos que nos apropriar de conhecimentos mais comuns de uso de computadores e seus aplicativos a fim de que possamos interagir de forma mais ampla no mundo.
Para usar o computador e suas ferramentas é preciso aprender a se comunicar de modo adequado e com bom senso, respeitando a chamada netiqueta.
Os 10 mandamentos da Ética da Internet
1.Não deverá utilizar o computador para prejudicar terceiros.
2.Não deverá interferir com o trabalho informático de terceiros.
3.Não deverá vasculhar os ficheiros informáticos de terceiros.
4.Não deverá utilizar o computador para roubar.
5.Não deverá utilizar o computador para prestar falsos testemunhos.
6.Não deverá utilizar ou copiar software pelo qual não pagou.
7.Não deverá utilizar os recursos informáticos de terceiros sem autorização.
8.Não deverá apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
9.Deverá pensar nas consequências sociais daquilo que escreve.
10.Deverá utilizar o computador com respeito e consideração por terceiros.
Diretrizes para uma boa netiqueta
Aplique a regra de ouro: Trate os outros como gostaria de ser tratado.
Lembre-se de que há uma pessoa do outro lado da sua mensagem.
Saiba onde está e use o bom comportamento apropriado.
Desculpe os erros de outras pessoas, especialmente os novatos.
Mantenha sempre a calma, especialmente se alguém o insultar (ou se você achar que foi esse o caso).
Evite usar TEXTO EM MAIÚSCULAS para ênfase – alguns usuários encaram isso como uma maneira de “gritar”.
Não use linguagem inadequada ou ofensiva.
Use seu nome ou apelido online de maneira consistente e assine todas as mensagens com ele (mas proteja sua verdadeira identidade nunca usando seu nome completo).
Nunca envie ou encaminhe mensagens indesejadas (normalmente chamadas de spam).
Evite discussões constantes e inflamadas ou "flame wars".
Verifique sua ortografia, seja conciso e envie mensagens curtas.
Ao participar de salas de bate-papo, não interrompa as outras pessoas e restrinja-se ao tópico.
Siga as mesmas regras de bom comportamento que seguiria na vida real.
Use emoticons para ajudar a comunicar humor e sarcasmo e aprenda os acrônimos comuns online.
Informe a seus alunos como se comportar nas atividades que programar, assim evitará distorções e dificuldades na interação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário